quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Trabalhos dos alunos

A Violência Doméstica






A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas.
É um tema que em tempos foi considerado tabu. Ninguém tinha coragem para falar, ninguém admitia tê-la testemunhado, ninguém fazia nada para a impedir, hoje, o assunto é mais público, embora continue a existir grande silêncio e dissimulação por parte das vítimas.
Muitas das vezes, esta insegurança surge pelo medo de se ser descriminado. Trata-se de um problema que acontece em ambos os sexos e não costuma obedecer a nenhum nível social, económico, religioso ou cultural específico, como poderiam pensar alguns.
Mostra a mais visível desigualdade de poderes nas relações entre homens, mulheres e crianças. é a demonstração mais visível da autoridade.
A sua importância é relevante sob dois aspectos: primeiro, devido ao sofrimento indescritível que cria às suas vítimas, em segundo, porque, comprovadamente, a violência doméstica, contribui para a negligência precoce e o abuso sexual, podendo impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima.
Segundo dados do Ministério da Saúde de Portugal, as agressões constituem uma das causas de morte de jovens entre 5 e 19 anos. A maior parte dessas agressões provém do ambiente doméstico.




Crimes de violência doméstica
(entre 2000 e 2004)








Todos têm direito a um bom ambiente familiar!





Carolina Cunha, nº3, 7ºA
Daniel Dias, nº6, 7ºA
Lara Cerveira, nº13, 7ºA

Sem comentários: